Em assembleia realizada na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a presença de cerca de 2.000 trabalhadores, a proposta da Copasa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2025 foi rejeitada por aclamação, não se registrando nenhuma manifestação de aceitação ou abstenção. Também na votação virtual, realizada pela plataforma do SINDÁGUA, a proposta foi rejeitada por 93% dos votos dos trabalhadores, com apenas 30 votos favoráveis e 4 abstenções.
Igualmente foi rejeitada pela plataforma virtual a proposta da Copanor para o ACT 2025, sendo que muitos dos trabalhadores se deslocaram para a assembleia presencial em Belo Horizonte.
O SINDÁGUA encaminhará ofícios para a Copasa/Copanor com o resultado das assembleias, solicitando o retorno das negociações coletivas através das comissões constituídas pelo Sindicato e pelas empresas.
Ao mesmo tempo, ressaltamos a necessidade da discussão pormenorizada de todos os itens da Pauta de Reivindicações, momento em que a representação sindical tem a possibilidade de relatar problemas enfrentados pelos trabalhadores em relação às cláusulas dos acordos, como também nas condições de trabalho.
Solicitamos também que as empresas busquem celeridade na marcação das reuniões de negociações, para a resolução do acordo coletivo de forma transparente, lembrando que a própria direção da empresa garantiu a vigência dos acordos atuais até dezembro, permitindo uma negociação responsável e sem atropelos.
TRABALHADORES REJEITAM PROPOSTA DE ACORDO DA COPASA E DA COPANOR
