AULA PÚBLICA FORTALECE LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA COPASA E DA CEMIG

ATO SINDAGUA

Ação na Praça 7 reforça mobilização para seminário popular que será realizado no dia 6 de agosto

Em mais um ato de resistência e mobilização contra a privatização dos serviços essenciais e estratégicos de saneamento e energia em Minas Gerais, foi realizada nesta quarta-feira (30/8), na Praça 7, a aula pública “Por que a Cemig e a Copasa devem continuar empresas públicas estatais”. O evento reuniu, no centro de Belo Horizonte, trabalhadores, movimentos populares e sociais, lideranças sindicais, parlamentares, professores e artistas, em uma ação política, cultural e educativa.

Promovida pelo Sindieletro, SINDÁGUA, Senge e sindicatos parceiros, a aula pública expôs, com uso de telão, intervenções artísticas e manifestações, a gravidade do plano obsessivo do governo Zema para entregar o patrimônio do povo mineiro ao capital privado. O governador quer rasgar Constituição estadual, com a PEC 24/2023, para eliminar o direito da população de decidir, por plebiscito, sobre a privatização de empresas públicas essenciais.

Dirigentes sindicais lembraram que a privatização no saneamento e no setor de energia, como já ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro e em vários países, resultou em aumento de tarifas, queda na qualidade dos serviços e exclusão das periferias e cidades menores.

“A privatização da Copasa e da Cemig será um desastre para Minas Gerais, com a exclusão das populações mais pobres e vulneráveis do acesso aos serviços essenciais. A ânsia do governador em vender nossas estatais tem por objetivo atender os interesses dos amigos, dos empresários, contrariando a vontade do povo. Por isso, é preciso nos unirmos para não deixarmos nossas empresas públicas serem privatizadas”, ressaltou o vice-presidente do SINDÁGUA, Emilson Dias do Carmo. Também participaram do evento os diretores do Sindicato Sávio Ribeiro e Sílvia Ferreira.

A aula pública na Praça 7 foi uma das atividades de mobilização para o Seminário Popular contra a Privatização da Cemig e da Copasa, que acontecerá no dia 6 de agosto, das 13 às 19 horas, na Faculdade de Direito da UFMG (Avenida João Pinheiro – Centro de Belo Horizonte). O evento é gratuito, aberto a todos os mineiros, e as inscrições devem ser feitas até o dia 6 de agosto pela plataforma Sympla no link: https://l1nk.dev/LDxZT.

Fotos do evento