COPASA DESCUMPRE PRAZO DE ACORDO PARA REVISÃO DO PCCS

4 de outubro de 2024 0 Por Edição Sindagua MG

O Sindágua lê a notícia para você:

Infelizmente, esta gestão na Copasa não gosta muito de cumprir a legislação trabalhista e muito menos cláusulas de acordos coletivos, com a sistemática intenção de prejudicar direitos dos trabalhadores e sucatear as condições para um serviço essencial de saneamento com qualidade.

A direção zemista na Copasa, que assumiu tragicamente o comando da estatal, vem descumprindo desde o início uma das maiores conquistas não apenas dos trabalhadores, mas de toda a população. Esta direção praticamente rasgou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), instrumento construído com participação de toda a categoria para acabar com a farra de indicações políticas, que caíam de paraquedas nos cargos da Copasa.

Complementando a decisão da Constituição, que exige concursos públicos para contratação na empresa, o PCCS sempre foi um instrumento contra a corrupção política, que usava a empresa como cabide de empregos. O regulamento do plano de cargos ordenava carreiras, promoções, impedia dupla função e assegurava os tantos benefícios necessários para uma gestão transparente e honesta.

No último Acordo Coletivo, foi assinado pela direção da Copasa o compromisso de apresentar estudo para revisão do PCCS até o mês de setembro de 2024, além de receber sugestões encaminhadas pelo Sindicato.
A empresa, no entanto, manteve-se silenciosa e “descumpriu” o Acordo Coletivo, não apresentando o estudo.
O Sindicato reiterou em ofício a solicitação para que a empresa apresente os referidos estudos e acolha as sugestões encaminhadas pelo Sindicato.

A categoria vem sentindo na pele com a desregulamentação da gestão de cargos e carreiras, com grande número de reclamações por não estarem sendo cumpridas as condições previstas para crescimento profissional e avaliações sendo realizadas não para contemplar evolução nas carreiras, mas com o objetivo de penalizar e estagnar.