NA PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO A COPASA AFIRMA QUE APRESENTARÁ PROPOSTAS NA PRÓXIMA SEMANA

18 de setembro de 2024 0 Por Edição Sindagua MG

O Sindágua lê a notícia pra você:

Apesar de estar com a “Pauta de Reivindicações” dos trabalhadores há mais de dois meses, tendo bastante tempo para analisá-la, a empresa cumpriu o “script” tradicional de ouvir os integrantes da comissão de negociações e não apresentou nenhuma proposta na reunião de hoje pela manhã com o SINDÁGUA.
Infelizmente, os prepostos da Copasa/Copanor não atenderam também a reivindicação de garantia de data-base, sob a alegação de que as negociações devem ocorrer em clima de entendimento e de construção de uma proposta que atenda interesses dos trabalhadores e da própria empresa. Reiteramos nossa insatisfação, por entendermos que a garantia da data-base é uma demonstração de disposição ao diálogo até esgotarmos a discussão e que é uma forma de tranquilizar a categoria contra quaisquer impasses que atrasem o impacto dos reajustes de salários e benefícios socioeconômicos, sendo a data-base um instrumento que assegura a retroatividade.
A direção da empresa, no entanto, manteve-se inflexível em garantir a data-base. Afirmou que apresentará proposta à categoria já na próxima semana, além de marcar data para a segunda rodada de negociações com o Sindicato.
Ressaltamos na reunião nosso grande descontentamento com a forma com que a empresa fez a realocação dos leituristas para locais a centenas de quilômetros de suas residências sacrificando a todos com a mudança repentina, afetando escolas de crianças e todo o relacionamento social das famílias. A representante patronal na reunião acabou confirmando que a empresa não se ateve em ajustar uma condição de transferência que não provocasse esta tragédia familiar.
Lembrando que nossa data-base (Copasa e Copanor) é em 1º de novembro, temos um mês e meio de negociações até lá e esperamos respostas para nossa pauta unificada das duas empresas, construindo neste tempo, uma proposta em condições de ser levada em assembleia dos trabalhadores para discussão e deliberação.
Lembramos a todos os trabalhadores a importância da mobilização e de acompanharem o passo a passo das negociações, para que possamos tomar sempre as decisões conscientes em defesa dos direitos, da manutenção dos empregos e das condições de trabalho, para resultar na qualidade que sempre apresentamos no atendimento à população com um saneamento de qualidade.