‘OFERTA DE EMPREGO’ COM SALÁRIO VERGONHOSO COMPROVA TRAPAÇA DA PRIVATIZAÇÃO

4 de junho de 2024 1 Por Edição Sindagua MG

Numa demonstração inequívoca dos efeitos nocivos da privatização das empresas públicas para os trabalhadores e a população em geral, a Aegea anunciou recentemente a abertura de processo seletivo para a contratação de profissionais que comprova o baixo valor da remuneração para diversas carreiras praticado pela maior empresa privada do setor de saneamento no país. Uma das “oportunidades” ofertadas, por exemplo, é para almoxarife, que pode ganhar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.
Como o interesse principal das empresas privadas é a obtenção de lucro e a consequente distribuição de dividendos para os acionistas, a forma adotada para atingir esse objetivo é o achatamento dos salários dos trabalhadores e a redução dos investimentos.
Essa baixa remuneração dificulta a contratação de profissionais qualificados e experientes e acarreta a precarização das condições de trabalho, estimulando a terceirização irrestrita das atividades e comprometendo severamente a qualidade dos serviços prestados à população.
As informações sobre o processo de contratação da Aegea foram divulgadas pelo portal Click Petróleo e Gás, apontando ainda que os valores salariais “refletem a política de remuneração competitiva da empresa”. Na verdade, demonstram os efeitos perversos da privatização das empresas públicas de serviços essenciais tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores. Ainda mais que a Aegea, interessada na privatização da Sabesp, vem mostrando grande apetite para abocanhar outras estatais do setor de saneamento.