PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO COM A COPASA NO PRÓXIMO DIA 18

5 de setembro de 2024 0 Por Edição Sindagua MG

A Copasa oficializou ao SINDÁGUA a realização da primeira reunião de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2024 no próximo dia 18 de setembro, quarta-feira, às 10 horas. O início das discussões sem atropelos até a data-base da categoria de 1º de novembro vinha sendo insistentemente cobrada pelo Sindicato, evitando qualquer forma de pressão no processo de negociações, para chegarmos a um acordo coletivo que compatibilize os interesses dos trabalhadores e da própria empresa.
No documento encaminhado ao Sindicato, no entanto, a responsável pelas relações sindicais pela empresa informou que, “em relação ao pedido de data-base”, entende “não ser necessário, considerando a forma respeitosa com a qual transcorreu o último período de negociações”.
O Sindicato repudia a não-garantia de data-base, sendo esta uma posição rigorosamente equivocada da empresa, que traz apenas insegurança e tensão no processo negocial. Se buscamos o entendimento dentro de um espírito de respeito e “ponto de equilíbrio para ambas as partes convergindo na melhor proposta possível”, é de extrema importância que durante o processo de negociações tenhamos tranquilidade em relação a todos os direitos estabelecidos no acordo coletivo vigente, não exercendo as “tratativas” sob nenhuma forma de pressão.
A data-base da categoria foi alterada há dois anos, de 1º de maio para 1º de novembro, por iniciativa da própria Copasa, sendo apoiada pelos trabalhadores, quando alcançamos uma vitória importante para negociação conjunta dos acordos coletivos da Copasa e Copanor.
A garantia da data-base é imprescindível. Esperamos que a alta direção da Copasa interceda no sentido de podermos caminhar pela via do diálogo, da transparência, da resolução de conflitos e para assegurarmos um acordo coletivo que compatibilize todos os interesses, da empresa e dos trabalhadores, na busca dos resultados operacionais e financeiros e, principalmente, na qualidade dos serviços de saneamento prestados ao povo.

Desenvolvido por EmbedPress