ROGÉRIO CORREIA ASSINA CARTA COMPROMISSO DOS TRABALHADORES PELO SERVIÇO PÚBLICO DE SANEAMENTO

ROGÉRIO CORREIA ASSINA CARTA COMPROMISSO DOS TRABALHADORES PELO SERVIÇO PÚBLICO DE SANEAMENTO

26 de setembro de 2024 0 Por Edição Sindagua MG

O Sindágua lê a notícia para você:

O SINDÁGUA recebeu na manhã desta quinta, 26, o deputado federal Rogério Correia (PT) candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nesta próxima eleição.
Rogério participou de “podcast” no sindicato onde faz um relato histórico dos bastidores até a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 50 (PEC-50 ) promovendo a mudança constitucional, passando a exigir um plebiscito para autorizar a privatização de estatais mineiras (Copasa, Cemig e Codemig), além de serem necessários os votos de 3/5 dos deputados estaduais.

O candidato à prefeito, à época deputado estadual, foi o relator da PEC-50, que foi encaminhada à Assembleia Legislativa pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que reverteu na Justiça a privatização da Cemig feita pelo governador antecessor, Eduardo Azeredo, seguindo o modelo de “privataria” do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Aprovada por quase unanimidade dos deputados, a PEC-50, com a relatoria de Rogério uniu os deputados da esquerda à direita, perdura até hoje e representa a “tramela” que impede Romeu Zema de vender as estatais mineiras, tentando dar golpe para impedir o plebiscito e diminuir o número de votos dos deputados para entregar a Cemig, Copasa e Codemig ao capital privado.

Rogério afirma que “não podemos deixar um prefeito agora preparar a entrega dos serviços da Copasa em Belo Horizonte, que tem contrato de concessão até 2032. Ainda temos grande parte das favelas sem recolhimento de esgotos recolhido e precisamos solucionar o problema de abastecimento, com tantos bairros de Belo Horizonte sem água, como vem acontecendo sistematicamente com a gestão de Zema na Copasa”.

O candidato reforça “a necessidade de investimentos principalmente para tratamento de esgotos, fazer um contrato da Prefeitura com a Copasa para ampliar o saneamento, limpar a lagoa da Pampulha até 2028, despoluir os rios”.

Rogério Correia assinou uma “Carta Compromisso dos Trabalhadores no Saneamento”, para somar conosco, atuando como prefeito de Belo Horizonte na defesa dos serviços públicos essenciais, apoiando nossa luta pela universalização do saneamento e exigindo da Copasa e do governo do Estado sua responsabilidade no atendimento à saúde sanitária da população.