IX Contsemg foi pleno sucesso e fez indicações importantes ao Sindágua MG

5 de dezembro de 2022 0 Por Edição Sindagua MG

Os participantes no 9º Congresso dos Trabalhadores em Saneamento do Estado de Minas Gerais (CONTSEMG) reforçaram as grandes lutas do SINDÁGUA pela universalização dos serviços de saneamento, mobilizações contra as tentativas de privatização de empresas públicas como a Copasa e a Cemig, para impedirmos o seu sucateamento e garantir aos trabalhadores condições operacionais e de direitos para manter nossa atividade com qualidade profissional.

Vários encaminhamentos foram indicados ao Sindicato, como intensificar a parceria com o Ministério Público, para assegurar direitos tanto dos trabalhadores como da comunidade assistida pelos serviços essenciais de saneamento, além de campanha massiva de esclarecimento da população das reais condições e exigências de investimentos mínimos da empresa, cobrir necessidades e responsabilidade do Estado com políticas públicas de saúde.

Os delegados do 9º CONTSEMG orientaram o Sindicato a implementar medidas, como recriação da “Secretaria de Mulheres”, ampliação das lutas para revisão das mudanças das “reformas trabalhistas”, estudos de revisões de tarifas públicas. Um ponto também importante aprovado no Congresso visa eliminar custos altos do Sindicato com o seu processo eleitoral, com alteração estatutária que permita realizar a eleição sindical em processo misto de votação, com voto em cédulas nos grandes contingentes de associados e de forma eletrônica em localidades com menor número de trabalhadores, podendo ainda se dar de forma totalmente on line no caso de inscrição de chapa única na disputa.

Todas estas propostas do 9º CONTSEMG serão consistidas em documento com a tese global e indicações das oficinas de discussão, que será disponibilizado no site do SINDÁGUA para consulta.

O CONGRESSO foi consolidado em pleno sucesso, com grande participação dos trabalhadores eleitos em suas bases como delegados, apesar de terem sido registradas ações condenáveis de alguns gerentes na Copasa, tentando impedir a presença, dificultando liberações.