ZEMA ADERE À PROPOSTA DEFEDERALIZAÇÃO E SUSPENDE APEC DO CALA A BOCA

7 de março de 2024 0 Por Edição Sindágua-MG

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de MG ficou em uma saia justa na última terça-feira (20 de fevereiro), retirando de pauta a PEC24/2023, que no dia anterior tinha sido pautada para votação. Com a PEC do Cala a Boca, o governo Zema pretende eliminar o plebiscito como exigência constitucional para que o povo se manifeste se quer a privatização de empresas estatais como a Copasa, Cemig e Codemig.
O retrocesso para os interessados na privatização só pode ser explicado por um “termômetro negativo” identificado pelos governistas do eventual resultado na votação, pois o projeto foi retirado sem muita explicação e com pedido de desculpas.
A retirada de pauta não significa que Zema tenha desistido da privatização, mas que ele foi pressionado a priorizar as negociações sobre a proposta de federalização das estatais mineiras, encaminhada pelo senador Rodrigo Pacheco e que tem data de validade até o dia 20 de março, quando vence a liminar que suspende o pagamento da dívida do Estado com a União.
O SINDÁGUA continua na luta contra as privatizações e não vai descansar até que seja enterrado de vez quaisquer possibilidades de privatizar o patrimônio do povo mineiro.