SINDICATO DISCUTE COM A COPASA DESCONTOS DE DIAS DE CARNAVAL 2024

Mais de 1.600 trabalhadores teriam desconto em seus salários no mês de março relativo às horas de liberalidade de folgas no carnaval de 2024. Desses trabalhadores, 426 teriam um desconto de 24 horas, com possibilidade de alteração conforme os salários. Com a inclusão da do dia 28 de março/2024 (quinta-feira da semana santa), o total de descontos chega a 32 horas a serem pagas.
Esta liberalidade nestes dias foi possível no ano passado através de Acordo Coletivo Extraordinário, que possibilitou aos trabalhadores a possibilidade do NÃO-DESCONTO desde que se submetessem a treinamentos, podendo ser realizados através do “Manancial do Saber”, ou qualquer entidade, como Fundação Getúlio Vargas, Bradesco, através de plataformas virtuais.
Na previsão do acordo, caso não fossem realizados os treinamentos ou horas extras, os dias liberados no carnaval seriam descontados nos salários de março e o dia 28 de março/2024 com desconto programado na folha de abril.
O SINDÁGUA negociou com a Copasa o não desconto os dias de carnaval na folha de março e da quinta-feira na folha de abril, solicitando a dilação do prazo até o dia 31 de maio (mais 45 dias), para a possibilidade de realização dos treinamentos e compensação através de horas extras.
Destacamos que treinamentos realizados em fins de semana, ou após a jornada diária, são bonificados como horas extras, respeitando-se o descanso semanal no sétimo dia.
Se trabalhadores não cumprirem os treinamentos ou não tiver horas extras compensatórias, o desconto será realizado na folha de pagamentos de junho deste ano, com impacto financeiro nos salários a serem recebidos.

ASSEMBLEIA GERAL – VOTAÇÃO ONLINE

About The Author