Sindicato negocia ajuda de custo de combustível para trabalhadores em locais sem transporte

Sindicato negocia ajuda de custo de combustível para trabalhadores em locais sem transporte

30 de outubro de 2023 1 Por Comunicação Sindágua-MG

O SINDÁGUA vem discutindo com a Copasa o atendimento histórico e muito importante de trabalhadores cuja atividade é exercida em locais ermos, distantes dos pontos de transporte coletivo e que obriga estes companheiros a andarem longas distâncias ou usar transporte próprio.
Este pleito vem sendo feito há muitos anos pelos companheiros que operam Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e o Sindicato estendeu a reivindicação para todos os trabalhadores que exercem atividades nas mesmas condições, sem transporte coletivo próximo.
No caso dos companheiros operadores em ETEs e ETAs, as reivindicações apontam não apenas para que a empresa conceda uma “ajuda de custo” para combustíveis em seus próprios veículos, como também tomar medidas de segurança, pois costumam trabalhar de forma isolada, sujeitos a lidar com invasores e roubos de bombas, fiações e outros equipamentos.
A negociação para a ajuda de custo do transporte continua em curso com a Copasa, para que possamos chegar a um Acordo Extraordinário que solucione a questão e tire este ônus dos trabalhadores para exercerem sua atividade.
A empresa já nos respondeu favorável à concessão, registrando que se tratará de um valor de caráter indenizatório, sem incidência de encargos, mas enumerou condições, como distância de 3 km no percurso até o trabalho, sugerindo o valor de R$ 0,84 por km, com desconto de 6% de participação do trabalhador.
As negociações prosseguem até chegarmos ao entendimento defendido pelo Sindicato, para que o direito seja aplicado para todos os trabalhadores que exercem atividades em locais distantes sem disponibilidade de transporte coletivo, incluindo todos os companheiros que trabalham em ETEs e ETAs nestas condições.
Estamos aguardando retorno da empresa, para chegarmos a bom termo neste Acordo Extraordinário.